A gongocompostagem é mais uma possibilidade de compostagem de resíduos orgânicos de origem vegetal. Ela é realizada pelos gongolos - também conhecidos como piolhos-de-cobra, maria-café ou embuás -, pequenos invertebrados que fazem parte da fauna do solo e que possuem uma excepcional capacidade trituradora, sendo capazes de se alimentar de materiais fibrosos como bagaço de cana-de-açúcar, sabugo de milho, aparas de grama e até papelão. Na verdade, toda matéria orgânica de origem vegetal seca pode ser fonte de alimentação dos gongolos. A recomendação, no entanto, é de que de 30% a 40% do volume total de resíduos a serem compostados sejam constituídos de leguminosas, para o fornecimento de nitrogênio, visando ao equilíbrio de nutrientes para o composto final.
Esses organismos são facilmente encontrados nas propriedades rurais e seu manejo é muito semelhante ao das minhocas. Eles vivem escondidos embaixo de folhas, pedras ou troncos de árvores, sendo às vezes confundidos com pragas. Há inúmeras espécies de gongolos, sem restrições para uso na gongocompostagem - o ideal é que seja empregada a espécie com mais ocorrência na propriedade.
As melhhores minhocas voce encontra aqui na Minhoco , localizados na Zona Norte de São Paulo . Atendemos todo Brasil MInhoca Californiana Minhoca Gigante Africana Minhoca Minhocuçu Gongolos Piolho de Cobra Tenebrio Gigante Húmus de Minhoca Terra Vegetal Esterco Seco Casca de Pinus Serragem Composteiras